Dicas de como cuidar de seus móveis

Do planejamento das peças à limpeza, os pequenos cuidados podem fazer toda a diferença na durabilidade de seus móveis.
Veja as dicas que preparamos para você:

Limpeza

- Poeira: A limpeza dos móveis deve começar tirando a poeira cuidadosamente com um pano seco ou espanador, para que não haja o perigo do pó sob a pressão e movimento do pano arranhar a superfície.

- Água: Móveis e umidade não são amigos. É verdade que existem móveis especialmente construídos para a exposição à umidade, mas para maior durabilidade dos mais comuns, destinados ao uso interno, é muito importante manter a água bem longe. Água em excesso danifica os móveis de madeira e os fabricados em aço podem oxidar.

- Produtos abrasivos: Jamais utilize produtos pontiagudos ou abrasivos durante a limpeza, como esponjas de aço ou saponáceos, pois eles podem provocar riscos no acabamento.

- Ceras e lustra-móveis: A cera e o tradicional lustra-móveis dão uma aparência renovada ao móvel além de deixar um cheirinho gostoso. Porém ao optar em usá-los, deve-se levar em conta que a sua presença sobre o acabamento pode dificultar uma eventual repintura, pois eles podem reagir quimicamente.

- Produtos químicos: Produtos de limpeza aparentemente inofensivos podem conter componentes químicos que atacam os materiais empregados no acabamento. Sugerimos sempre testar o produto em uma parte não visível antes de fazer o uso.

- Panos: Panos usados na limpeza doméstica geral podem conter partículas abrasivas e riscar o acabamento. É recomendável usar panos novos ou que sejam destinados exclusivamente para este fim. As flanelas são boas por serem mais macias.

No caso de manchas difíceis ou danos maiores, o melhor a fazer é chamar um profissional para ter uma melhor orientação de como proceder.