Alimentação saudável é alimentação equilibrada

Os carboidratos e as proteínas trazem benefícios notórios para o corpo humano. São elementos que devem ser consumidos com moderação, mas são essenciais para manter uma alimentação saudável e balanceada.

A maioria dos alimentos possuem carboidratos, exceto: carnes, óleos, gorduras e sal. Carboidratos simples como açúcares e mel não são essenciais para o organismo, uma vez que os benefícios adquiridos por meio destes alimentos podem ser obtidos pelos carboidratos complexos. Estes são fontes primárias de energias e funcionam como combustível para o cérebro, medula, nervos e células vermelhas do sangue. Você pode encontrar os carboidratos complexos nos seguintes alimentos: cereais (arroz, milho e pão), tubérculos (batata e beterraba) e raízes (mandioca e inhame).

cereais

A palavra proteína é derivada da palavra grega “proteios”, que significa “em primeiro lugar”. Estes compostos orgânicos são fundamentais para a defesa do organismo. Porém, diferentemente dos carboidratos, as proteínas são difíceis de serem digeridas. Desse modo é necessário que o processo de digestão inicie no momento da mastigação.

proteina

Portanto, consulte um nutricionista antes de retirar estes elementos que são básicos e indispensáveis na sua alimentação.